Currículo e tecnologia: como a tecnologia está mudando o ensino

O currículo e tecnologia são práticas sociais porque são desenvolvidas e utilizadas por pessoas em contextos sociais específicos.

O currículo e tecnologia são práticas sociais porque são desenvolvidas e utilizadas por pessoas em contextos sociais específicos.

O currículo é um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores que são selecionados e organizados para serem ensinados na escola. A tecnologia é um conjunto de ferramentas e técnicas que são utilizadas para produzir, comunicar e compartilhar conhecimento.

A tecnologia como agente de transformação social

Como práticas sociais, o currículo e a tecnologia são influenciados por fatores sociais, políticos e culturais. Por exemplo, o currículo de uma escola é influenciado pelos valores da sociedade em que está inserida, pelas políticas educacionais do governo e pelas expectativas dos pais. A tecnologia é influenciada pelo desenvolvimento tecnológico, pelo mercado e pelas necessidades da sociedade.

Explore também:

O currículo e a tecnologia têm um impacto significativo na educação. O currículo determina o que os alunos aprendem e a tecnologia pode ser utilizada para facilitar o aprendizado.

O uso da tecnologia no currículo pode proporcionar aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, como o acesso a informações e recursos de todo o mundo, a colaboração com outros alunos e a criação de projetos e produtos digitais.

No entanto, é importante lembrar que o currículo e a tecnologia são ferramentas que podem ser usadas para diferentes fins. É importante que o currículo e a tecnologia sejam utilizados de forma crítica e reflexiva, de modo a promover a aprendizagem significativa e a formação de cidadãos críticos e responsáveis.

Algumas implicações da compreensão do currículo e da tecnologia como práticas sociais incluem:

  • A necessidade de participação crítica dos alunos: Os alunos devem ser envolvidos no processo de desenvolvimento e implementação do currículo, de modo a que possam refletir sobre os valores e objetivos que o currículo expressa.

  • A importância da formação docente: Os professores devem ser formados para utilizar a tecnologia de forma crítica e reflexiva, de modo a que possam aproveitar o seu potencial para promover a aprendizagem significativa.

  • A necessidade de políticas educacionais inclusivas: As políticas educacionais devem garantir que todos os alunos, independentemente das suas condições socioeconômicas, tenham acesso à tecnologia.

No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância do currículo e da tecnologia como práticas sociais. A BNCC estabelece que o currículo deve ser desenvolvido a partir de referenciais que permitam a participação crítica dos alunos e que a tecnologia deve ser utilizada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

Quais são os tipos de tecnologia que podem ser utilizados no currículo?

Tipos de tecnologia que podem ser utilizados no currículo

Os tipos de tecnologia que podem ser utilizados no currículo são diversos e podem ser classificados de acordo com diferentes critérios. Uma classificação comum é a seguinte:

  • Tecnologias de informação e comunicação (TIC): incluem computadores, tablets, smartphones, internet, softwares educacionais, etc. As TIC são as tecnologias mais utilizadas no currículo, pois permitem o acesso a informações e recursos de todo o mundo, a colaboração com outros alunos e a criação de projetos e produtos digitais.

  • Tecnologias educacionais específicas: incluem robótica, inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, etc. Essas tecnologias podem ser utilizadas para promover a aprendizagem em áreas específicas, como ciências, matemática, engenharia e tecnologia.

  • Tecnologias analógicas: incluem televisão, rádio, filmes, etc. As tecnologias analógicas ainda são utilizadas em algumas escolas, principalmente em áreas rurais ou com acesso limitado à tecnologia digital.

Outra classificação possível é a seguinte:

  • Tecnologias de apoio: são utilizadas para auxiliar alunos com necessidades especiais. Essas tecnologias podem incluir softwares de acessibilidade, recursos de tecnologia assistiva, etc.

  • Tecnologias de avaliação: são utilizadas para avaliar o aprendizado dos alunos. Essas tecnologias podem incluir softwares de avaliação, plataformas de aprendizagem online, etc.

  • Tecnologias de gestão: são utilizadas para gerenciar a escola ou o sistema educacional. Essas tecnologias podem incluir softwares de gestão escolar, plataformas de educação a distância, etc.

A escolha do tipo de tecnologia a ser utilizado no currículo deve ser feita de acordo com os objetivos de aprendizagem, as necessidades dos alunos e os recursos disponíveis.



É importante que a tecnologia seja utilizada de forma crítica e reflexiva, de modo a promover a aprendizagem significativa e a formação de cidadãos críticos e responsáveis.


Exemplos de como as tecnologias podem ser utilizadas no currículo:

  • Para acessar informações e recursos: os alunos podem utilizar a internet para pesquisar informações sobre um determinado tema, assistir a vídeos educativos ou acessar livros digitais.

  • Para colaborar com outros alunos: os alunos podem utilizar ferramentas online para trabalhar em projetos em equipe, compartilhar ideias e feedbacks.

  • Para criar projetos e produtos digitais: também eles podem utilizar softwares de edição de texto, de imagem, de vídeo ou de áudio para criar projetos criativos, como apresentações, vídeos ou podcasts.

  • Para promover a aprendizagem ativa: os alunos podem usufruir de tecnologias para realizar experimentos, simulações ou jogos educativos.

  • Para personalizar o aprendizado: os alunos podem utilizar tecnologias para acessar recursos e atividades que sejam adequados ao seu nível de conhecimento e interesses.

Quais são os benefícios do uso da tecnologia no currículo?

O uso da tecnologia no currículo pode proporcionar aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, como o acesso a informações e recursos de todo o mundo, a colaboração com outros alunos e a criação de projetos e produtos digitais.

Autor

  • Leonardo Roldão

    A tecnologia pode ser um veículo para a criação de um futuro melhor 🙂 Desenvolvedor web há mais de 12 anos no setor. Sempre explorarando novas fronteiras com soluções criativas por meio da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *